
Representantes se reuniram em Brasília junto ao Ministro de Minas e Energia. Foto: Divulgação/Governo Federal
Representantes da empresa chinesa Contemporary Amperex Technology Limited (CATL), líder mundial na fabricação de baterias, se reuniram em Brasília, junto ao ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, para reforçar uma parceria no impulsionamento na produção nacional de baterias.
A reunião marca avanço na integração Brasil–China em tecnologias limpas e busca fortalecer a mobilidade elétrica e consolidar o Brasil como referência global em energias renováveis e armazenamento.
A CATL é, atualmente, a maior fabricante mundial e fornecedora de soluções de baterias para veículos elétricos e diversos sistemas de armazenamento de energia. Com 39% de participação no mercado global de baterias para veículos elétricos e 37% no segmento de armazenamentos, a empresa é vista pelo setor como grande colaboradora para a transição energética no Brasil e no mundo.
Cooperação Brasil-China
Silveira destacou que a cooperação internacional é essencial para consolidar o protagonismo do Brasil na agenda de energias renováveis. “A parceria com a CATL simboliza a confiança do setor privado internacional no potencial energético do Brasil. Queremos transformar nossa liderança em energia limpa em empregos, renda e inovação para o povo brasileiro”, afirmou, ressaltando que o governo busca atrair novos investimentos em energias renováveis.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.